quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Sertanejo Universitário



Sertanejo universitário
Sertanejo universitário provém da música sertaneja, sendo seu terceiro movimento. Canções simples predominam nesse estilo, e por conta dos cantores jovens é considerado "universitário" Em vez dos tradicionais acordeões e violãos, sintetizadores e guitarras elétricas começaram a ser usadas com mais freqüência nesse estilo de música. Esta variação do sertanejo tem mais elementos do pop, em comparação com os outros.
De origem pantaneira oriunda do estado do Mato Grosso do Sul, tendo como seus precursores a dupla João Bosco & Vinícius, que em 1994 iniciaram sua carreira tocando em bares para universitarios na capital, Campo Grande.
Por surgir após o segundo movimento sertanejo (o sertanejo romântico), esse estilo já não conta com letras tão regionais e situações vividas por caipiras (como o Sertanejo raiz. Geralmente as músicas tratam de assuntos do Sertanejo romântico da forma como os jovens vêem (assuntos como poligamia e traição).
Uma outra explicação para a origem desse movimento sertanejo é de cunho também social. A partir da década de 90 muitos jovens oriundos de regiões interioranas dos estados ingressaram nas universidades, com isso trouxeram seus violões e romperam definitivamente com estigma do universitário que era associado a vários outros estilos.
Com violas e violões, disseminaram nos campus e repúblicas a velha música sertaneja de raiz. Com o passar dos tempos foram associando ao violão ou mesmo a viola instrumentos modernos como guitarras, baixos, bateria, metais e instrumentos de percussão. O resultado inicial disso foi uma nova roupagem das antigas e clássicas raízes sertanejas que com o avançar dos anos vem tomando grande espaço na mídia. Letras e musicas simples entraram na cabeça das pessoas o que faz com que a cada dia surja novas duplas e conjuntos sertanejos e, eventualmente, estourem de vários locais do país e com vários singles conhecidos ou mesmo clássicos com uma roupagem nova.
Uma explícita característica desse estilo são os solos feitos nos violões que originalmente eram feitos em guitarras. Isso só reforça a associação dos velhos instrumentos aos modernos.
O sertanejo universitário encontrou nos jovens, a busca do seu crescimento, trazendo um enfoque em músicas que falam de amor e baladas. Hoje, novos cantores vão surgindo ou outros adotam o estilo e a cada dia o gênero vai se popularizando mais, exemplos são Michel Teló com o hit que virou febre internacional, Ai Se Eu Te Pego, Gusttavo Lima com Balada, João Lucas & Marcelo com seu Eu quero tchu, Eu quero tcha, João Neto & Frederico com Lê lê lê, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário