quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Relação entre Ciência e Filosofia



Tanto a Filosofia quanto a Ciência são formas de conhecimento que se opõem aos mitos e ao senso comum. Se num primeiro momento, Ciência e Filosofia caminharam juntas, a partir da Idade Moderna começa a haver uma separação entre esses saberes, de tal maneira que a Ciência se anunciou cada vez mais autônoma e, muitas vezes, até mesmo como superior a Filosofia.
  Chegamos ao século XIX cientes de que a ciência não é infalível, apesar de buscar o conhecimento seguro e sistematizado. Teorias que reinaram por algum tempo, certo dia foram refutadas, substituídas e até modificadas por outras teorias. O que nos mostra a transitoriedade das teorias científicas, que os conhecimentos científicos não são inquestionáveis. Essas e outras discussões levaram ao surgimento de um campo de reflexão sobre a ciência e seus métodos: a Filosofia da Ciência.
  O tema geral da Filosofia da Ciência é o desenvolvimento da reflexão crítica sobre os fundamentos do saber científico. Esse tema geral desdobra-se em uma série de questões, entre elas: Qual o papel da ciência e sua utilização na sociedade? Qual a natureza das teorias científicas e sua capacidade de explicar a realidade?
  Albert Einstein conseguiu unir sua atividade como cientista à reflexão filosófica, manifestando uma visão global e crítica do mundo contemporâneo. Ele teria afirmado que “o pensamento científico tem um olho aguçado para métodos e instrumentos, mas é cego quanto a fins e valores. [...] pode determinar como as coisas são, mas não o que devem ser”

Nenhum comentário:

Postar um comentário