quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Ferro






É um metal maleável, tenaz, de coloração cinza prateado apresentando propriedades magnéticas; é ferromagnético a temperatura ambiente, assim como o Níquel e o Cobalto. É encontrado na natureza fazendo parte da composição de diversos minerais, entre eles muitos óxidos, como o FeO (óxido de ferro II, ou óxido ferroso) ou como Fe2O3 (óxido de ferro III, ou óxido férrico). Os números que acompanham o íon ferro dizem respeito aos estados de oxidação apresentados pelo ferro, que são +2 e +3, e é raramente encontrado livre. Para obter-se ferro no estado elementar, os óxidos são reduzidos com carbono, e imediatamente são submetidos a um processo de refinação para retirar as impurezas presentes.
É o elemento mais pesado que se produz exotermicamente por fusão, e o mais leve produzido por fissão, devido ao fato de seu núcleo ter a mais alta energia de ligação por nucleon, que é a energia necessária para

separar do núcleo um nêutron ou um próton. Portanto, o núcleo mais estável é o do ferro-56. A elaboração do ferro puro diretamente da do aço por uma refinação particular no forno de soleira ou no forno elétrico, em presença de escórias (ferro Armco). Processos especiais de tratamento por um redutor sólido ou gasoso, de decomposição de carbonila ou eletrólise permitem obter, em quantidades, em quantidades reduzidas, certas quantidades de ferro em forma de esponja ou de pó. Utilizado por sua maleabilidade, sua pouca dureza, sua grande resistência ou seu ferromagnetismo doce (permeabilidade, fraco campo coercitivo), o ferro puro industrial é difícil de destingir, em suas aplicações, do aço extradoce (ferro com 10% de carbono). Empregam-no, por exemplo, com finalidades eletromagnéticas (ferro doce para peças de eletroímãs chapa de indução de motores).


Número atômico:
26
Peso atômico:
55, 847
Ponto de fusão:
1.535º C
Ponto de ebulição:
3.000º C
Densidade:
7,86
Estados de oxidação:
+2, +3, +4, +6
Configuração eletrônica:
(Ar) 3d6 4s2
Grupo, período, bloco
8 (VIIIB), 4, d
O ferro se encontra na tabela periódica no Grupo 8B do período 4 no bloco d.

Nenhum comentário:

Postar um comentário