sexta-feira, 2 de maio de 2014

Síntese A sociedade disciplinar e a sociedade do controle



Registro de ideias centrais do texto
 Os principais pensamentos de Michel Foucault e Gilles Deleuze
-  Demonstrar que todas as instituições procuram disciplinar os indivíduos desde que nascem;
- Exemplificar os lugares onde acontecem a disciplinação e o controle da sociedade;
- Mostrar como as pessoas fazem para construir as sociedades de controle e a disciplinada.
- Diferenciar a sociedade de controle da sociedade disciplinada;
- Evidenciar as atitudes que exemplifiquem essas sociedades.



 
Síntese
A sociedade disciplinar e a sociedade do controle
  No estudo sobre as sociedades, Michel Foucault e Gilles Deleuze não dão preferência às relações com o Estado, porem dão atenção a elementos que estão no nosso cotidiano, nas nossas vidas.
   Para Foucault todas as instituições procuram disciplinar os indivíduos desde que nascem. Esse controle pode acontecer na família, na escola, nos quartéis, nos hospitais, nas prisões, entre outros lugares. Pois para a sociedade de controle o importante é distribuir, vigiar e adestrar os indivíduos utilizando a arte de governar que se desenvolve por meio de gestos, saberes e atitudes, que é entendida como a forma de gestão de controle dos indivíduos.
   Sobre esse mesmo assunto Deleuze diz que já vivemos em uma sociedade disciplinar, mas que aos poucos estamos migrando e percebendo a emergência de uma sociedade de controle.
  A sociedade disciplinada existe desde o século XVIII. Ela procura organizar meios de confinamento. Sendo que o individuo passe de um lugar para o outro, pois deve aprender principalmente a disciplina especifica do lugar. Vamos citar um exemplo: A fábrica é um espaço físico e confinado, onde os patrões controlam cada elemento da massa, enquanto os sindicatos mobilizam essa mesma massa para uma resistência.
  Enquanto a sociedade do controle já está dando indícios de sua existência, nela os métodos são de curto prazo e de rotação rápida, mas contínuos e ilimitados. Como não tem espaço definido podem ser exercido em qualquer lugar. Um exemplo são as avaliações permanentes e a formação continuada. Alcançando-nos em todos os momentos e em todos os lugares e nãohá opção de fuga.
  Se na sociedade disciplinar o elemento central de produção, na de controle é a empresa, algo mais fluido. Se a fabrica já conhecia o sistema de prêmios, a empresa o aperfeiçoou como uma modulação para cada salário. Se a linha de produção é o coração da fabrica, o serviço de vendas é a alma da empresa. Sendo o marketing o instrumento de controle social por excelência, pois possui natureza de curto prazo e rotação rápida. Isso acontece porque em nossa sociedade somos vistos como consumidores. O convencimento é externo, mas também interno. Como consequência a corrupção ganhou nova potência.
Por fim estamos sendo identificados por um numero ou uma senha e sem eles ficamos isolados. Pois se na sociedade disciplinar há sempre um individuo vigiando os outros em varias direções num lugar confinado, na sociedade do controle todos olham para o mesmo lugar. Um exemplo é a televisão pois milhares de pessoas estão sempre diante do aparelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário