terça-feira, 30 de julho de 2013

O que são esportes?



Introdução
Muitas definições de esporte incluem a noção que ele é uma atividade física. Em  outras palavras, ele envolve o uso de atividades motoras, proeza física ou esforço físico. Isto já delimita o conceito, mas diferentes atividades físicas claramente variam na sua caracterização de habilidade motora, proeza ou esforço. Certamente, nem todas atividades que envolvem habilidades motoras complexas ou esforços físicos vigorosos seriam classificados como esporte. As atividades devem acontecer sob certas condições.
De acordo com muitos sociólogos do esporte, o esporte é caracterizado por alguma forma de competição que ocorre sob condições formais e organizadas.

Esporte no Brasil
Vários esportes nasceram no país, entre eles a peteca, o sandboard, frescobol, futebol de praia, futsal (versão oficial do futebol indoor), footsack, biribol, futetênis o acquaride, e o futevôlei Nas artes marciais, os brasileiros têm desenvolvido a capoeira, vale-tudo, e o jiu-jitsu brasileiro.
Outros esportes de considerável popularidade são: basquete, vôlei, Fórmula 1, judo e tênis. A prática amadora de esportes é muito popular e os clubes são os maiores promotores. Além das organizações privadas, vários governos estaduais e municipais mantém estruturas esportivas tanto para a prática amadora, na forma de lazer, quanto na organização profissional em estádios e outras estruturas.
A mídia e o esporte
A mídia cobre intensamente as modalidades esportivas no Brasil, mas na sua maioria, a cobertura é direcionada ao futebol. Os canais abertos de televisão cobrem o futebol de forma exagerada, ao ponto de: interferir no horário dos jogos para se adequarem à grade de programação de sua emissora; apresentar fatos corriqueiros da vida dos atletas como se fossem grandes acontecimentos; exagerar em elogios ou críticas a determinados futebolistas; colocar comentaristas esportivos que só conhecem futebol para comentar (sem sucesso) outros esportes; tudo em uma busca desesperada por audiência. Esta situação vem sendo cada vez mais criticada, pois torna a população brasileira ignorante a respeito de outros esportes, e viciada em apenas um deles.
Em outros esportes, na maior parte dos casos, a transmissão acontece somente em apresentações da Seleção do país. Coberturas sobre campeonatos, e clubes, de modalidades como o vôlei, são feitas em intensidade muito menor. O vôlei, porém, vem crescendo no país, puxado pelo alto rendimento que a seleção vem tendo em competições internacionais. Os jogos tem grande apelo do público, e vêm ganhando audiência progressivamente nos últimos anos.
Para classificar uma atividade física em esportes é preciso:
1 – As regras da atividade são padronizadas. Isto significa que as regras não são simplesmente o produto de um simples grupo que se reúne informalmente e não são apenas expressões espontâneas de interesses e preocupações individuais. No esporte, as regras do jogo definem um conjunto de procedimentos com guias e restrições.

2 – O cumprimento das regras é feita por entidades oficiais
Quando os resultados individuais ou de equipes são comparados de uma  competição ou campeonato para outras é necessário que alguma entidade oficial que  programa as competições assegure que as regras foram obedecidas e as condições padronizadas.

3 – Os aspectos técnicos e organizacionais da atividade se tornam  importantes.
A competição combinada com a exigência de regras externas conduz a atividade  para se tornar cada vez mais racionalizada. Isto significa que os jogadores e treinadores têm que desenvolver estratégias e programas de treinamento para aumentar suas chances de sucesso. Também os equipamentos esportivos, tênis, uniformes, materiais,  etc são desenvolvidos e produzidos para aumentar o rendimento.

4 – A aprendizagem das habilidades esportivas se torna mais formalizada.
Com a organização e as regras da atividade se tornam mais complexas elas devem ser aprendidas sistematicamente. E como a preocupação de ter sucesso aumenta, os participantes procuram a orientação de especialistas. Além do treinador, outros elementos são requisitados como preparador  físico, médico, psicólogo, massagista, fisioterapeuta, nutricionista, etc.
Em resumo, a transformação de uma atividade física competitiva em esporte, geralmente envolve a padronização e imposição de regras e o desenvolvimento formal de habilidades. Em outras palavras, a atividade se torna padronizada e regularizada.

Finalização
Esporte é toda atividade que se destina a desenvolver o corpo, surgiu nos primeiros momentos da civilização, há mais de 5 mil anos, sua primeira organização foi dada pelos gregos, que fundaram os Jogos Olimpicos, que eram realizados no Monte Olimpia, que na mitologia seria a morada dos Deus, isso muito antes de Cristo, depois foram organizados também por outros povos.
Existem vários tipos de esportes entre eles:
*Artes Marciais
* Atletismo
* Automobilismo
* Basquete
* Beisebol
* Bodyboard
* Boliche
* Boxe
* Bumerangue
* Caça
* Ciclismo
* Corrida
* Esgrima
* Frescobol
* Futebol
* Futevôlei
* Ginástica
* Handebol
* Luta Livre
* Mergulho
* Paintball
* Pólo Aquático
* Remo
* Rodeio
* Squash
* Surf
* Tênis
Entre outros...

Nenhum comentário:

Postar um comentário