segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A História do Sertanejo

Chama-se de Música Sertaneja o estilo musical que se produz por artistas interioranos, de melodia simples e com letras de temáticas românticas e sem nenhuma maldade.
Nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, e interior de São Paulo foi os estados onde ocorreu se assim pode-se dizer o seu surgimento ma snão demorou e ela se espslhou por todo o pais.
Originalmente, era chamado de "sertanejo" apenas o tipo de música composto e executado por artistas das zonas rurais, utilizando instrumentos artesanais e típicos da época colonial, como viola, sanfona e gaita.
Contudo, a partir da década de 1980, tem início uma exploração comercial do estilo. Surgem inúmeros artistas, quase sempre em duplas, que são lançados por gravadoras e expostos a todo o pais como forma de lucro para essas mesmas gravadoras Tendo como percussores a dupla Chitãozinho & Xororó e Leandro & Leonardo. Logo após varias duplas surgem assim popularizando ainda mais esse ritmo e isso acontece por volta da década de 90. Mas como tudo tem seu tempo ela logo cai.
No entanto no início de 2000 ela revive com a dupla Bruno e Marrone. E com o passar do tempo ela se transformar e ganhar mais um estilo o Sertanejo Universitário que tem uma pegada mais eletrônica, mas ainda preserva a letra temática e romântica.
E assim o sertanejo se dividiu em cinco eras, sendo elas:
• A primeira em 1929 onde o jornalista e escritor Cornélio Pires gravou “causos” e fragmentos de musicais do interior de São Paulo e essas melodias foram apelidadas de música caipira
• A Segunda teve início após a Segunda Guerra Mundial, com a incorporação de novos estilos (de duetos com intervalos variados) que tiveram como propagadores as duplas Cascatinha e Inhana, Irmãs Galvão e onde Zé rico e Milionário misturou samba, coco e calango de roda ao Sertanejo.
• A introdução da guitarra elétrica foi o grande marco da terceira era e que foi entronizada pela dupla Léo Canhoto e Robertinho, esse fato aconteceu no final da década de 1960. Foi entre essa década e a década de 1970 que o cantor Sérgio Reis passou a gravar repertório tradicional sertanejo, de forma a contribuir para a penetração mais ampla ao gênero. Renato Teixeira foi outro artista a se destacar àquela altura.
• E a quarta era começa com a reciclagem do Sertanejo Universitário, onde os artistas começam a divisão musical, boa parte retorna para as influências da moda de viola ou "modão" Nessa era Eduardo Costa e Léo Magalhães se destacam.

2 comentários:

  1. mané léo magalhes , sertaejo universitário

    ResponderExcluir
  2. mane leo magalhes com sendo cantor do sertanejo universitario--'

    ResponderExcluir