sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Resumo sobre hidrografia



Hidrografia
  A superfície terrestre é composta por apenas 73% por água sólida ou liquida, porém 4,04 % dessa água se encontra doce, enquanto 95,96 estão salgadas. Lembrando que o território brasileiro possui a maior disponibilidade de água doce do planeta, mas infelizmente essa disponibilidade é bastante desigual entre as regiões do país, pois a Amazônia possui 68,5% da água doce disponível enquanto centro-oeste 15,7%, o Sul possui 6,5%, o Sudeste 6,0% e o Nordeste possui apenas 3,3% da água disponível.
  Existem também as águas subterrâneas que formam apenas 1,06% da água doce, essas águas se infiltra no solo e alimenta os aqüíferos que são zonas saturadas de água no subsolo. Mas só encontramos água ao cavar um poço, quando o mesmo atinge o nível freático. No entanto quando o nível freático atinge a superfície, aparecem às nascentes dos rios, Nas regiões tropicais semiúmidas o lençol freático abastece os rios em épocas de estiagem, nesse caso o rio é chamado de efluentes, já em outras são os rios que transmitem água ao solo quando chega à época de estiagem, nesse caso são chamados rios influentes. A maior disponibilidade de água subterrânea do Brasil é encontrada no aqüífero Guarani, ele possui 1,2 milhões de Km2 distribuídos por vários estados brasileiros e países da América do Sul.
  Em algumas residências costumam ser abastecidas com água de poços esses são cavidades circulares construídas para atingir aqüíferos, quando á água chega à superfície do solo sem necessidade de bombeamento esse poço é chamado artesiano. Existem também a fossa onde o esgoto é despejado, existem três tipos: a negra é a mais condenável, pois geralmente é aberta a pequenas distâncias dos lençóis freáticos. A seca tem as mesmas características da fossa negra, ma sé construída a uma distância superior a 20m em relação ao nível freático A última é a fossa séptica, é a que oferece menos riscos de poluir os aqüíferos, graças ás suas paredes impermeabilizantes.
  As porções mais altas de relevo funcionam como divisores de águas que delimitam as bacias hidrográficas. Assim as bacias hidrográficas são constituídas pelas vertentes e pela rede de rios principais afluentes e subafluentes, cujo conjunto forma uma rede de drenagem. Não podemos esquecer que nas proximidades da nascente mesmo os maiores rios são pequenos córregos. Á medida que avançam para foz, isto é, de seu alto curso (montante) para o baixo curso (jusante) vão recebendo água de seus afluentes.
  Na Amazônia onde não existem longas estiagens, os rios perenes e caudalosos, ou seja, eles nunca secam já em regiões de climas semiárido, os rios muitas vezes são intermitentes, e existes aqueles efêmeros que se formam somente durante a ocorrência de chuvas, quando para de chover eles secam. A variação na quantidade de água no leito do rio é chamado de regime: quando estiver cheio recebe o nome de enchentes, e quando estiver baixo recebe o nome de vazante. Se a variação do nível de água depende exclusivamente da chuva dizemos que o rio tem regime pluvial, se depende do derretimento de neve é nival, se de geleiras é glacial, há aqueles que apresentam um regime misto ou complexo.
  O Brasil, em razão de sua grande extensão territorial e da predominância de climas úmidos possui extensa e densa rede hidrográfica. Citarei algumas características da hidrografia brasileira:
1-      Todos os rios brasileiros, com exceção do Amazonas, possuem regime simples pluvial.
2-      Em vários pontos do país há corredeiras cascatas e, em algumas áreas rios subterrâneos.
3-      Considerando-se os rios de maior porte, só encontramos regimes temporários no Sertão Nordestino, onde o clima é semiárido. No restante do país os grandes rios são perenes.
4-       Predominam os rios de planalto, muitos dos quais escoando por áreas de elevado índice pluviométrico. A existência de muitos desníveis no relevo e o grande volume de águas proporcionam grande potencial hidrelétrico.
O Brasil tem mais de sete bacias hidrográficas, entre elas estão:
·         Bacia do Rio Tocantins-Araguaia: Esta bacia drena 11% do território brasileiro, e possui vazão média de mais de 13mil m3/s.O Rio Tocantins é utilizado para escoar grande parte da produção de grãos das regiões próximas.
·         Bacia do Rio São Francisco: Ele é responsável por cerca de 7,5 % de drenagem do território nacional e possui uma vazão média de 2,8 mil m3/s, é aproveitado para irrigação e navegação, além de gerar grande quantidade de energia elétrica.
·         Bacia do Rio Amazonas: Drena cerca de 56% do território brasileiro, sua vazão média é de 132 mil m3/s e representa cerca de 18 % da água doce que todos os rios do planeta lançam no oceano.
·         Bacia atlântica ou costeira: O Brasil possui cinco conjuntos de rios chamados bacias hidrográficas do Atlântico: Nordeste Ocidental, Nordeste Oriental, Leste, Sudeste e Sul, essas bacias não possuem ligações entre si.
·         Bacia do Paraná: Principal rio da Bacia platina, é formado pelos rios Grande e Paranaíba, possui vazão média de 11,4 mil m3/s e o maior potencial elétrico instalado no país.
·         Bacia do Rio Paraíba: Drena 3,9 % do território nacional, por ser de região de clima semiárido, apresenta pequena vazão média ao longo do ano de 763 m3/s. Possui afluentes temporários e, a jusante de Teresina, alguns são perenes.

11 comentários:

  1. eu queria a merda do resumo

    ResponderExcluir
  2. Excelente o texto, um bom resumo para estuda para prova vlw

    ResponderExcluir
  3. muito bom excelente parabens..

    ResponderExcluir
  4. ótimo texto esse vai pro meu trabalho de geografia...

    ResponderExcluir
  5. é muito grande,mas serve pro meu trabalho...
    e é bem explícito.

    ResponderExcluir
  6. mais o menos.... da p o gasto

    ResponderExcluir
  7. resumo mais ou menos mais obg ja ajudou.....


    ResponderExcluir