quinta-feira, 26 de março de 2015

Resumo e questões respondidas sobre doenças cardiovasculares.



Doenças cardiovasculares são doenças que afetam o sistema circulatório, ou seja, os vasos sanguíneos e o coração. Existem vários tipos de doenças cardiovasculares entre as mais comuns podemos referir o enfarte do miocárdio, a angina de peito, a aterosclerose, entre outras. A principal característica das doenças cardiovasculares é o acúmulo de placas de gorduras nas artérias.
   Um exemplo de doença cardiovascular é a angina (angina pectoris) que é causada pelo estreitamento das artérias que conduzem sangue ao coração. A limitação da irrigação sanguínea provoca uma deficiência no suprimento de nutrientes e de oxigênio nesse órgão. A dor é sinal de que o coração está recebendo menos sangue do que precisa.. Em geral, a dor torna-se mais intensa durante a atividade física e decresce durante o repouso.. É uma dor que pode irradiar-se pela mandíbula e pelos ombros ou braços (mais comumente pelo lado esquerdo do corpo). A dor da angina pode ser agravada pelo estresse emocional, estômago cheio e exposição a baixas temperaturas. Em geral, a angina é tratada com medicação específica.
   A arteriosclerose é o estreitamento ou endurecimento das artérias. Ela pode começar na infância e progredir lentamente, na medida em que a pessoa cresce. Em algumas pessoas esta doença pode progredir mais rapidamente. Nas paredes das artérias doentes formam-se placas feitas de colesterol, células musculares, cálcio e tecido fibroso. Estas placas podem crescer tanto que obstruem a artéria e, como consequência, diminuem o fluxo sangüíneo. Estas placas também podem fragmentar-se e formar coágulos. Os coágulos podem bloquear o fluxo sangüíneo para outras áreas do organismo e causar sérios problemas. Podem acontecer cãibras musculares de ocorrem alterações nas artérias das pernas, ou um ataque cardíaco. A arteriosclerose não tem cura, mas sua progressão pode ser diminuída ou detida. Para prevenir a arteriosclerose é preciso não fumar, controlar os níveis de colesterol e de pressão arterial, praticar atividade física regularmente, adotar uma dieta rica em fibras e pobre em gordura, controlar o diabetes e manter peso adequado para a respectiva idade e altura.
    O infarto é definido como uma lesão isquêmica do músculo cardíaco que deve-se à falta de oxigênio e nutrientes. Os vasos sangüíneos que irrigam o miocárdio podem apresentar depósito de gordura e cálcio, levando a uma obstrução e comprometendo a irrigação do coração formando assim um coágulo que obstrui a artéria e deixa parte do coração sem suprimento de sangue. É assim que ocorre o infarto do miocárdio. .O sintoma clássico é uma dor em aperto no lado esquerdo ou no centro do peito podendo irradiar para o pescoço ou para o braço esquerdo, porém em cerca de 15% dos casos, o sintoma pode ser atípico com dor no lado direito do peito, suor, enjôo, vômitos, dor no estômago, falta de ar, tonteira ou palpitações.
   Na maioria das doenças cardiovascular as principais causas contam-se a vida sedentária, o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e sal, bebidas alcoólicas e tabaco.  Para prevenir o surgimento de doenças cardíacas, é necessário adotar alguns hábitos e tomar algumas medidas, como: controlar o colesterol sanguíneo; prevenir e controlar a diabetes; prevenir e controlar a hipertensão , não fumar; ingerir álcool com moderação; manter um peso saudável; praticar exercícios físicos regularmente; adotar uma dieta saudável.

Questões/ Resolução
1- Quais as principais causas das doenças cardíacas mostradas no texto?
R: Em geral são provocadas por obstruções de artérias importantes como as coronárias ou as artérias que irrigam o cérebro, mas especificadamente a arteriosclerose é causada pela deposição de placas de gordura na superfície arterial interna, enquanto a angina tem como causa o estreitamento de uma ou mais artérias coronárias e o infarto do miocárdio é causado pela interrupção do fornecimento de sangue ao músculo cardíaco e pela obstrução das artérias coronárias.
 2- O que fazer para prevenir as doenças cardiovasculares?
R: Para prevenir doenças cardiovasculares deve-se evitar o tabagismo e adotar uma dieta livre de gorduras saturadas, sobretudo as de origem animal. Além disso, é preciso manter peso corporal compatível com a altura e a idade, fazer exercícios físicos regularmente e evitar situações de estresse. Deve-se, também, medir periodicamente a pressão arterial e realizar exames médicos preventivos.
3- O que é arteriosclerose?
R: Arteriosclerose é a perda gradual da elasticidade da parede das artérias; essa condição acentua-se na idade avançada, as placas de gordura provocam diminuição do diâmetro interno das artérias, enrijecendo suas paredes e comprometendo a elasticidade.
4- Descreva o infarto do miocárdio?
R: As células musculares da região sem irrigação morrem em poucos minutos devido á falta de gás oxigênio. Se uma grande região do coração é afetada pelo infarto, a condução do impulso elétrico produzido pelo marca-passo pode ser interrompida e o coração pode deixar de bater. Se apenas uma pequena região do miocárdio é afetada, o coração continua em atividade e a lesão cicatriza, com substituição das células musculares mortas por tecido conjuntivo.
5- Quais os sintomas da angina?
R: Dor intermitente ou grande desconforto e pressão no peito. Em geral, a dor torna-se mais intensa durante a atividade física e decresce durante o repouso. Alguns tipos de angina, entretanto, podem causar dor mesmo quando a pessoa está em repouso ou dormindo. É uma dor que pode irradiar-se pela mandíbula e pelos ombros ou braços (mais comumente pelo lado esquerdo do corpo).


Resumo: A sociedade do espetáculo.



No mundo das comunicações e na sociedade midiática as pessoas têm mais contato com as representações do mundo do que com o próprio mundo.  Pois os meios de comunicações fazem a leitura do mundo com base em critérios comerciais, os divulgado como verdades absolutas. A idéia é torná-los uma coisa, um produto, uma mercadoria para ser consumida em larga escala. Como consequência as imagens, a cultura tornam-se definitivamente “mercadorias que passa a funcionar como mediadora das relações entre os homens que se afastam uns dos outros na sociedade do espetáculo.  
   Para Debord autor do livro: A Sociedade do Espetáculo, essa sociedade pode tem a seguintes características: “toda a vida das sociedades nas quais reinam as modernas condições de produção se apresenta como uma imensa acumulação de espetáculos. Tudo o que era vivido diretamente tornou-se uma representação.”
   O instrumento de unificação da sociedade é o resultado desse espetáculo, pois é ele que concentra todo o olhar e toda a consciência. O individuo toma consciência do mundo muitas vezes pela espetacularização oferecida pelos meios de comunicação. Isso significa que esse movimento de unificação, é mais uma padronização cultural que acaba promovendo a segregação. Há quem afirme, porém que o espetáculo da mídia não tem tanto poder assim seria exagero culpá-la pela manutenção das injustiças sociais e pela crescente dominação cultural. Debord discorda disso, afirmando que o “espetáculo não é o conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas”.
  Em outro aspecto percebe-se uma luta dos veículos de imprensa para conquistar cada vez mais audiência, vender mais, conseguir mais acessos e etc. Hoje existem sites, blogs e redes sociais que procuram funcionar como alternativa as grandes mídias (jornais, emissoras, revistas e etc.). Essa nova via de comunicação critica a parcialidade da mídia, bem como seus interesses ideológicos e comerciais, o que acaba dando voz a quem normalmente não recebe a atenção da grande imprensa e faz deles um elemento essencial para a democracia.
   Enquanto que os meios de comunicação de grande porte na busca por audiência utilizam-se do fenômeno conhecido como espetacularização da noticia, ou seja, o sensacionalismo moderno, que faz com que as pessoas gastem mais tempo naquele programa, estimulando-as a comprarem esta ou aquela revista, assistem este ou aquele canal e até mesmo prefiram este ou aquele site.
  Mas boa parte da população acredita que jornais e revistas transmitem apenas informações de modo neutro e imparcial, o que as pessoas não percebem é que os meios de comunicação não têm apenas a função de noticiar, o que eles fazem é opinar e manipular informando. E essas opiniões dependem das posições pessoais dos proprietários dos órgãos de imprensa.