No
mundo das comunicações e na sociedade midiática as pessoas têm mais contato com
as representações do mundo do que com o próprio mundo. Pois os meios de comunicações fazem a leitura
do mundo com base em critérios comerciais, os divulgado como verdades absolutas.
A idéia é torná-los uma coisa, um produto, uma mercadoria para ser consumida em
larga escala. Como consequência as imagens, a cultura tornam-se definitivamente
“mercadorias que passa a funcionar como mediadora das relações entre os homens
que se afastam uns dos outros na sociedade do espetáculo.
Para
Debord autor do livro: A Sociedade do Espetáculo, essa sociedade pode tem a
seguintes características: “toda a vida das sociedades nas quais reinam as
modernas condições de produção se apresenta como uma imensa acumulação de
espetáculos. Tudo o que era vivido diretamente tornou-se uma representação.”
O instrumento de unificação da sociedade é o
resultado desse espetáculo, pois é ele que concentra todo o olhar e toda a
consciência. O individuo toma consciência do mundo muitas vezes pela
espetacularização oferecida pelos meios de comunicação. Isso significa que esse
movimento de unificação, é mais uma padronização cultural que acaba promovendo
a segregação. Há quem afirme, porém que o espetáculo da mídia não tem tanto
poder assim seria exagero culpá-la pela manutenção das injustiças sociais e
pela crescente dominação cultural. Debord discorda disso, afirmando que o
“espetáculo não é o conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas”.
Em outro aspecto percebe-se uma luta dos
veículos de imprensa para conquistar cada vez mais audiência, vender mais,
conseguir mais acessos e etc. Hoje existem sites, blogs e redes sociais que
procuram funcionar como alternativa as grandes mídias (jornais, emissoras,
revistas e etc.). Essa nova via de comunicação critica a parcialidade da mídia,
bem como seus interesses ideológicos e comerciais, o que acaba dando voz a quem
normalmente não recebe a atenção da grande imprensa e faz deles um elemento
essencial para a democracia.
Enquanto que os meios de comunicação de
grande porte na busca por audiência utilizam-se do fenômeno conhecido como
espetacularização da noticia, ou seja, o sensacionalismo moderno, que faz com
que as pessoas gastem mais tempo naquele programa, estimulando-as a comprarem
esta ou aquela revista, assistem este ou aquele canal e até mesmo prefiram este
ou aquele site.
Mas boa parte da população acredita que
jornais e revistas transmitem apenas informações de modo neutro e imparcial, o
que as pessoas não percebem é que os meios de comunicação não têm apenas a
função de noticiar, o que eles fazem é opinar e manipular informando. E essas
opiniões dependem das posições pessoais dos proprietários dos órgãos de
imprensa.
Bendito seja quem escreveu este texto. Onde estiver, dirijo a você o meu MUITOOOOOOOOO OBRIGADA
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