quinta-feira, 26 de março de 2015

Resumo: A sociedade do espetáculo.



No mundo das comunicações e na sociedade midiática as pessoas têm mais contato com as representações do mundo do que com o próprio mundo.  Pois os meios de comunicações fazem a leitura do mundo com base em critérios comerciais, os divulgado como verdades absolutas. A idéia é torná-los uma coisa, um produto, uma mercadoria para ser consumida em larga escala. Como consequência as imagens, a cultura tornam-se definitivamente “mercadorias que passa a funcionar como mediadora das relações entre os homens que se afastam uns dos outros na sociedade do espetáculo.  
   Para Debord autor do livro: A Sociedade do Espetáculo, essa sociedade pode tem a seguintes características: “toda a vida das sociedades nas quais reinam as modernas condições de produção se apresenta como uma imensa acumulação de espetáculos. Tudo o que era vivido diretamente tornou-se uma representação.”
   O instrumento de unificação da sociedade é o resultado desse espetáculo, pois é ele que concentra todo o olhar e toda a consciência. O individuo toma consciência do mundo muitas vezes pela espetacularização oferecida pelos meios de comunicação. Isso significa que esse movimento de unificação, é mais uma padronização cultural que acaba promovendo a segregação. Há quem afirme, porém que o espetáculo da mídia não tem tanto poder assim seria exagero culpá-la pela manutenção das injustiças sociais e pela crescente dominação cultural. Debord discorda disso, afirmando que o “espetáculo não é o conjunto de imagens, mas uma relação social entre pessoas”.
  Em outro aspecto percebe-se uma luta dos veículos de imprensa para conquistar cada vez mais audiência, vender mais, conseguir mais acessos e etc. Hoje existem sites, blogs e redes sociais que procuram funcionar como alternativa as grandes mídias (jornais, emissoras, revistas e etc.). Essa nova via de comunicação critica a parcialidade da mídia, bem como seus interesses ideológicos e comerciais, o que acaba dando voz a quem normalmente não recebe a atenção da grande imprensa e faz deles um elemento essencial para a democracia.
   Enquanto que os meios de comunicação de grande porte na busca por audiência utilizam-se do fenômeno conhecido como espetacularização da noticia, ou seja, o sensacionalismo moderno, que faz com que as pessoas gastem mais tempo naquele programa, estimulando-as a comprarem esta ou aquela revista, assistem este ou aquele canal e até mesmo prefiram este ou aquele site.
  Mas boa parte da população acredita que jornais e revistas transmitem apenas informações de modo neutro e imparcial, o que as pessoas não percebem é que os meios de comunicação não têm apenas a função de noticiar, o que eles fazem é opinar e manipular informando. E essas opiniões dependem das posições pessoais dos proprietários dos órgãos de imprensa.

Um comentário:

  1. Bendito seja quem escreveu este texto. Onde estiver, dirijo a você o meu MUITOOOOOOOOO OBRIGADA

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