quinta-feira, 26 de março de 2015

Resumo e questões respondidas sobre doenças cardiovasculares.



Doenças cardiovasculares são doenças que afetam o sistema circulatório, ou seja, os vasos sanguíneos e o coração. Existem vários tipos de doenças cardiovasculares entre as mais comuns podemos referir o enfarte do miocárdio, a angina de peito, a aterosclerose, entre outras. A principal característica das doenças cardiovasculares é o acúmulo de placas de gorduras nas artérias.
   Um exemplo de doença cardiovascular é a angina (angina pectoris) que é causada pelo estreitamento das artérias que conduzem sangue ao coração. A limitação da irrigação sanguínea provoca uma deficiência no suprimento de nutrientes e de oxigênio nesse órgão. A dor é sinal de que o coração está recebendo menos sangue do que precisa.. Em geral, a dor torna-se mais intensa durante a atividade física e decresce durante o repouso.. É uma dor que pode irradiar-se pela mandíbula e pelos ombros ou braços (mais comumente pelo lado esquerdo do corpo). A dor da angina pode ser agravada pelo estresse emocional, estômago cheio e exposição a baixas temperaturas. Em geral, a angina é tratada com medicação específica.
   A arteriosclerose é o estreitamento ou endurecimento das artérias. Ela pode começar na infância e progredir lentamente, na medida em que a pessoa cresce. Em algumas pessoas esta doença pode progredir mais rapidamente. Nas paredes das artérias doentes formam-se placas feitas de colesterol, células musculares, cálcio e tecido fibroso. Estas placas podem crescer tanto que obstruem a artéria e, como consequência, diminuem o fluxo sangüíneo. Estas placas também podem fragmentar-se e formar coágulos. Os coágulos podem bloquear o fluxo sangüíneo para outras áreas do organismo e causar sérios problemas. Podem acontecer cãibras musculares de ocorrem alterações nas artérias das pernas, ou um ataque cardíaco. A arteriosclerose não tem cura, mas sua progressão pode ser diminuída ou detida. Para prevenir a arteriosclerose é preciso não fumar, controlar os níveis de colesterol e de pressão arterial, praticar atividade física regularmente, adotar uma dieta rica em fibras e pobre em gordura, controlar o diabetes e manter peso adequado para a respectiva idade e altura.
    O infarto é definido como uma lesão isquêmica do músculo cardíaco que deve-se à falta de oxigênio e nutrientes. Os vasos sangüíneos que irrigam o miocárdio podem apresentar depósito de gordura e cálcio, levando a uma obstrução e comprometendo a irrigação do coração formando assim um coágulo que obstrui a artéria e deixa parte do coração sem suprimento de sangue. É assim que ocorre o infarto do miocárdio. .O sintoma clássico é uma dor em aperto no lado esquerdo ou no centro do peito podendo irradiar para o pescoço ou para o braço esquerdo, porém em cerca de 15% dos casos, o sintoma pode ser atípico com dor no lado direito do peito, suor, enjôo, vômitos, dor no estômago, falta de ar, tonteira ou palpitações.
   Na maioria das doenças cardiovascular as principais causas contam-se a vida sedentária, o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e sal, bebidas alcoólicas e tabaco.  Para prevenir o surgimento de doenças cardíacas, é necessário adotar alguns hábitos e tomar algumas medidas, como: controlar o colesterol sanguíneo; prevenir e controlar a diabetes; prevenir e controlar a hipertensão , não fumar; ingerir álcool com moderação; manter um peso saudável; praticar exercícios físicos regularmente; adotar uma dieta saudável.

Questões/ Resolução
1- Quais as principais causas das doenças cardíacas mostradas no texto?
R: Em geral são provocadas por obstruções de artérias importantes como as coronárias ou as artérias que irrigam o cérebro, mas especificadamente a arteriosclerose é causada pela deposição de placas de gordura na superfície arterial interna, enquanto a angina tem como causa o estreitamento de uma ou mais artérias coronárias e o infarto do miocárdio é causado pela interrupção do fornecimento de sangue ao músculo cardíaco e pela obstrução das artérias coronárias.
 2- O que fazer para prevenir as doenças cardiovasculares?
R: Para prevenir doenças cardiovasculares deve-se evitar o tabagismo e adotar uma dieta livre de gorduras saturadas, sobretudo as de origem animal. Além disso, é preciso manter peso corporal compatível com a altura e a idade, fazer exercícios físicos regularmente e evitar situações de estresse. Deve-se, também, medir periodicamente a pressão arterial e realizar exames médicos preventivos.
3- O que é arteriosclerose?
R: Arteriosclerose é a perda gradual da elasticidade da parede das artérias; essa condição acentua-se na idade avançada, as placas de gordura provocam diminuição do diâmetro interno das artérias, enrijecendo suas paredes e comprometendo a elasticidade.
4- Descreva o infarto do miocárdio?
R: As células musculares da região sem irrigação morrem em poucos minutos devido á falta de gás oxigênio. Se uma grande região do coração é afetada pelo infarto, a condução do impulso elétrico produzido pelo marca-passo pode ser interrompida e o coração pode deixar de bater. Se apenas uma pequena região do miocárdio é afetada, o coração continua em atividade e a lesão cicatriza, com substituição das células musculares mortas por tecido conjuntivo.
5- Quais os sintomas da angina?
R: Dor intermitente ou grande desconforto e pressão no peito. Em geral, a dor torna-se mais intensa durante a atividade física e decresce durante o repouso. Alguns tipos de angina, entretanto, podem causar dor mesmo quando a pessoa está em repouso ou dormindo. É uma dor que pode irradiar-se pela mandíbula e pelos ombros ou braços (mais comumente pelo lado esquerdo do corpo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário