terça-feira, 30 de julho de 2013

Consciência e Identidade



Consciência e Identidade
1. Aprofundamento do entendimento sobre consciência e Identidade:
Consciência: Consciência é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento humano. Ser consciente não é exatamente a mesma coisa que perceber-se no mundo, mas ser no mundo e do mundo, para isso, a intuição, a dedução e a indução tomam parte. Conjunto de processos e/ou fatos que atuam na conduta do indivíduo ou construindo a mesma, mas escapam ao âmbito da ferramenta de leitura e interpretação e não podem, por esta área, ser trazidos a custo de nenhum esforço que possa fazer um agente cujo sistema mental não possui o treinamento adequado.
   O termo consciência, em seu sentido moral, é uma habilidade, capacidade, intuição, ou julgamento do intelecto que distingue o certo do errado. Juízos morais desse tipo podem refletir valores ou normas sociais (princípios e regras). Em termos psicológicos a consciência é descrita como conduzindo a sentimentos já de remorso, quando o indivíduo age contra seus valores morais, já de retidão ou integridade, quando a ação corresponde a essas normas. Em que medida a consciência representa um juízo anterior a uma ação e se tais juízos baseiam-se, ou deveriam basear-se, somente na razão é um tema muito discutido em toda a história da filosofia.
Identidade: é o conjunto de caracteres próprios e exclusivos com os quais se podem diferenciar pessoas, animais, plantas e objetos inanimados uns dos outros, quer diante do conjunto das diversidades, quer ante seus semelhantes.
Sua conceituação interessa a vários ramos do conhecimento (história, sociologia, antropologia, direito, etc.), e tem, portanto diversas definições, conforme o enfoque que se lhe dê, podendo ainda haver uma identidade individual ou coletiva, falsa ou verdadeira, presumida ou ideal, perdida ou resgatada. Na Filosofia a identidade constitui objeto de cogitações por variados pensadores e correntes filosóficas, e seu conceito varia, portanto, de acordo com os mesmos.
2. Reflexão através das questões propostas:
2.1 Todas as pessoas tem identidade?
R: Sim. Todas as pessoas tem uma identidade, pois não encontramos duas pessoas exatamente iguais, alem de que é essa identidade que nos diferencia das outras pessoas. Essa identidade é o que de certa forma nos constitui.
2.2 Como a identidade se vincula com a consciência?
R: A consciência se vincula com a identidade, pois, a consciência faz a pessoa, logo se você não tem consciência, você não tem identidade. Mas esse vínculo vai, mas além, por que é através da nossa consciência que formamos a nossa identidade.
2.3 Quais são as características que persistem nas pessoas constituindo sua identidade?
R: Essas características estão ligadas às atividades da pessoa, à sua história de vida, ao futuro, sonhos, fantasias, características de personalidade e outras características relativas ao individuo. A identidade não é só o que a pessoa aparenta, ela agrupa várias ideias como a noção de permanência, de pontos que não mudam com o tempo. 
2.4 É importante valorizar que as pessoas tenham sua própria identidade?
R: Sim. Pois sem a identidade, não temos personalidade, não temos opiniões. É necessário que cada um tenha seus valores, seus caracteres,  pois é isso que vai nos diferenciar das pessoas.

O que são esportes?



Introdução
Muitas definições de esporte incluem a noção que ele é uma atividade física. Em  outras palavras, ele envolve o uso de atividades motoras, proeza física ou esforço físico. Isto já delimita o conceito, mas diferentes atividades físicas claramente variam na sua caracterização de habilidade motora, proeza ou esforço. Certamente, nem todas atividades que envolvem habilidades motoras complexas ou esforços físicos vigorosos seriam classificados como esporte. As atividades devem acontecer sob certas condições.
De acordo com muitos sociólogos do esporte, o esporte é caracterizado por alguma forma de competição que ocorre sob condições formais e organizadas.

Esporte no Brasil
Vários esportes nasceram no país, entre eles a peteca, o sandboard, frescobol, futebol de praia, futsal (versão oficial do futebol indoor), footsack, biribol, futetênis o acquaride, e o futevôlei Nas artes marciais, os brasileiros têm desenvolvido a capoeira, vale-tudo, e o jiu-jitsu brasileiro.
Outros esportes de considerável popularidade são: basquete, vôlei, Fórmula 1, judo e tênis. A prática amadora de esportes é muito popular e os clubes são os maiores promotores. Além das organizações privadas, vários governos estaduais e municipais mantém estruturas esportivas tanto para a prática amadora, na forma de lazer, quanto na organização profissional em estádios e outras estruturas.
A mídia e o esporte
A mídia cobre intensamente as modalidades esportivas no Brasil, mas na sua maioria, a cobertura é direcionada ao futebol. Os canais abertos de televisão cobrem o futebol de forma exagerada, ao ponto de: interferir no horário dos jogos para se adequarem à grade de programação de sua emissora; apresentar fatos corriqueiros da vida dos atletas como se fossem grandes acontecimentos; exagerar em elogios ou críticas a determinados futebolistas; colocar comentaristas esportivos que só conhecem futebol para comentar (sem sucesso) outros esportes; tudo em uma busca desesperada por audiência. Esta situação vem sendo cada vez mais criticada, pois torna a população brasileira ignorante a respeito de outros esportes, e viciada em apenas um deles.
Em outros esportes, na maior parte dos casos, a transmissão acontece somente em apresentações da Seleção do país. Coberturas sobre campeonatos, e clubes, de modalidades como o vôlei, são feitas em intensidade muito menor. O vôlei, porém, vem crescendo no país, puxado pelo alto rendimento que a seleção vem tendo em competições internacionais. Os jogos tem grande apelo do público, e vêm ganhando audiência progressivamente nos últimos anos.
Para classificar uma atividade física em esportes é preciso:
1 – As regras da atividade são padronizadas. Isto significa que as regras não são simplesmente o produto de um simples grupo que se reúne informalmente e não são apenas expressões espontâneas de interesses e preocupações individuais. No esporte, as regras do jogo definem um conjunto de procedimentos com guias e restrições.

2 – O cumprimento das regras é feita por entidades oficiais
Quando os resultados individuais ou de equipes são comparados de uma  competição ou campeonato para outras é necessário que alguma entidade oficial que  programa as competições assegure que as regras foram obedecidas e as condições padronizadas.

3 – Os aspectos técnicos e organizacionais da atividade se tornam  importantes.
A competição combinada com a exigência de regras externas conduz a atividade  para se tornar cada vez mais racionalizada. Isto significa que os jogadores e treinadores têm que desenvolver estratégias e programas de treinamento para aumentar suas chances de sucesso. Também os equipamentos esportivos, tênis, uniformes, materiais,  etc são desenvolvidos e produzidos para aumentar o rendimento.

4 – A aprendizagem das habilidades esportivas se torna mais formalizada.
Com a organização e as regras da atividade se tornam mais complexas elas devem ser aprendidas sistematicamente. E como a preocupação de ter sucesso aumenta, os participantes procuram a orientação de especialistas. Além do treinador, outros elementos são requisitados como preparador  físico, médico, psicólogo, massagista, fisioterapeuta, nutricionista, etc.
Em resumo, a transformação de uma atividade física competitiva em esporte, geralmente envolve a padronização e imposição de regras e o desenvolvimento formal de habilidades. Em outras palavras, a atividade se torna padronizada e regularizada.

Finalização
Esporte é toda atividade que se destina a desenvolver o corpo, surgiu nos primeiros momentos da civilização, há mais de 5 mil anos, sua primeira organização foi dada pelos gregos, que fundaram os Jogos Olimpicos, que eram realizados no Monte Olimpia, que na mitologia seria a morada dos Deus, isso muito antes de Cristo, depois foram organizados também por outros povos.
Existem vários tipos de esportes entre eles:
*Artes Marciais
* Atletismo
* Automobilismo
* Basquete
* Beisebol
* Bodyboard
* Boliche
* Boxe
* Bumerangue
* Caça
* Ciclismo
* Corrida
* Esgrima
* Frescobol
* Futebol
* Futevôlei
* Ginástica
* Handebol
* Luta Livre
* Mergulho
* Paintball
* Pólo Aquático
* Remo
* Rodeio
* Squash
* Surf
* Tênis
Entre outros...

Potência



 Qual é a sua potência?

Material

v  Cronômetro
v  Fita métrica
v  Escada
v  Papel
v  Caneta

Ø Roteiro
v  Para descobrir a nossa potência, escolhemos a escada de entrada do salão paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Conceição –  Castro Alves/BA  e medimos com a fita métrica a altura entre os pavimentos que nos deslocamos.
v  Em seguida pedimos a um dos componentes da equipe que subisse a escada, enquanto outro componente cronometrava o tempo que o mesmo levava para subir a escada.
v  Esse procedimento foi repetido com todos os integrantes do grupo e sempre anotando os dados.

  Após anotarmos esses valores, respondemos as perguntas propostas pelo livro na pag.55:
1-    Que ente físico é responsável pela realização do trabalho?
2-    Qual parte do seu corpo é responsável pela execução do esforço físico?
3-    Determine a potência demandada pelo seu corpo para realizar a atividade física.


Respondendo as perguntas proposta e descobrindo qual é a nossa potência.

1. Que ente físico é responsável pela realização do trabalho?
R: O nosso corpo ao subir as escadas.

2. Qual parte do seu corpo é responsável pela execução do esforço físico?
R: Os membros inferiores (pernas e pés)

3. Determine a potência demandada pelo seu corpo para realizar a atividade física.
Para respondermos essa pergunta é preciso ter em mãos os seguintes dados:

Dados sobre a escada:
Altura: 3,73 metros
Espessura dos degraus: 21 centímetros

Tabela de tempo gasto pelos alunos ao subir e descer as escadas
ALUNO
 TEMPO DA SUBIDA
TEMPO DA DESCIDA
PESO
1
00:00:03:66
00:00:02:30
45 Kg
2
00:00:02:29
00:00:02:02
55 Kg
3
00:00:02:74
00:00:03:16
58 Kg
4
00:00:02:80
00:00:02:41
60 Kg
5
00:00:03:55
00:00:03:01
42 Kg


Calculo das potências
1 – Subida: 45 x 10 x 3,73 = 1678.5  
                             1678.5/3.66 = 458
                   PT = 458 W
      Descida: 45 x 10 x 3,73 = 1678.5
                   1678.5/2.30 = 729
                PT = 729 W

2– Subida: 55 x 10 x 3,73 = 2051.5
                             2051.5/2.29 = 895
                             PT= 895 W
                  Descida: 55 x 10 x 3,73 = 2051.5
                               2051.5/2.02 = 1015
                               PT = 1015 W

3 Subida: 58 x 10 x 3,73 = 2163.4 
                           2163.4/2.74 = 789
                           PT = 789 W
                Descida: 58 x 10 x 3,73 = 2163.4
                             2163.4/3.16 = 684
                             PT = 684 W

4 Subida: 60 x 10 x 3,73 = 2238
                        2238/2.80 = 799
                        PT = 799 W
            Descida: 60 x 10 x 3,73 = 2238
                          2238/2.41 = 928
                          PT = 928 W

5– Subida: 42 x 10 x 3,73 = 1566.6
                           1566.6/ 3.55 = 441
                           PT = 441 W
              Descida: 42 x 10 x 3,73 = 1566.6
                            1566.6/3.01 = 520
                             PT = 520 W
Resultado encontrado
Aluno
Potência de subida
Potência de descida
1
458 W
729 W
2
895 W
1015 W
3
789 W
684 W
4
799 W
928 W
5
441 W
520 W