quarta-feira, 14 de novembro de 2012

A formação da terra, tipos de rocha, estrutura da terra, deriva continental, tectônicas de placas, e as províncias geológicas.



A terra surgiu há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, quando uma nuvem de gás e poeira se contraiu e formou o sol e os planetas , logo após a radioatividade das rochas fez com que a terra recém-consolidada derretesse, enquanto níquel e o ferro se fundiam e criaram a Terra. No entanto foi a aproximadamente quatro bilhões de anos que a crosta terrestre começou a se formar, com passar de milhões de anos a crosta terrestre se tornou mais espessa e os vulcões entraram em erupção e começaram a emitir gases que formaram a atmosfera. Há aproximadamente 3,5 bilhões de anos a maior parte da crosta terrestre já havia sido formada, mas as divisões de continentes era diferente da atual.
  As rochas podem ser classificadas, segundo a sua formação: Existem as magmáticas que vem do magma, massa natural fluída com temperatura elevada encontrada no interior da terra, as metamórficas que são formadas a partir da combinação química de dois ou mais minerais transformam a estrutura molecular das rochas já formadas o que dá origem a esse tipo de rochas, e por último, mas não menos importante existe as rochas sedimentares que foram sendo formadas a partir do momento em que a superfície da terra resfriava, gases como nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e outros foram liberados e formaram a atmosfera, a partir de então começou a ocorrer chuvas e com elas iniciou-se o processo de intemperismo das rochas. Esse processo propiciou a formação dos solos que com o tempo começaram a serem erodidos principalmente pela chuva e pelo o vento. Ao longo de milhões de anos, as partículas de rochas e solo foram transportadas pelo vento e pelas águas e depositadas em depressões, formando grandes depósitos sedimentares esses depósitos ao passar dos anos foram se transformando em rochas.
  O planeta terra é formado por três partes: a crosta terrestre, o manto e o núcleo. A crosta terrestre possui uma espessura média de 25 km. O manto com 2.900 km de espessura média é formado por magma pastoso e denso, em estado de fusão. E o núcleo é formado predominantemente por níquel e ferro. É subdividido em duas partes: o núcleo externo e interno.
   Em 1915 o deslocamento dos continentes foi apresentado como tese (a teoria da deriva continental por Alfred Wegener. Ele propôs que há cerca de 200 milhões de anos teria existido apenas um continente a Pangeia que em determinado momento começou a se fragmentar assim formando os continentes. Ele usou o argumento de que as semelhanças de fósseis de plantas e animais encontrados nos dois continentes separados pelo Oceano Atlântico, servia para demonstrar que no passado a África e a América do Sul formaram um único continente. Existe uma teoria também muito conhecida a da tectônica de placas. Hess e Dietz postularam que a movimentação do manto carrega consigo as grandes placas tectônicas que compõem a crosta terrestre. Essas placas se deslocam sobre a atmosfera e provocam a deriva dos continentes.
   Os processos tectônicos condicionam estruturas na superfície das terras emersas do planeta. Elas podem ser classificadas em três grandes províncias: Os escudos cristalinos, dobramentos modernos e bacias sedimentares. Os escudos cristalinos são encontrados nas áreas de consolidação da crosta terrestre e constituem sua formação mais antiga, são constituídos por minerais não metálicos e metálicos. Já os dobramentos modernos apresentam elevadas altitudes, forte instabilidade de tectônica e podem conter vários tipos de minerais metálicos e não metálicos. Enquanto as bacias sedimentares são depressões do relevo preenchidas por fragmentos minerais de rochas erodidas e por sedimentos orgânicos; estes últimos ao longo do tempo geológicos podem transforma-se em combustíveis fosseis. Lembrando que no Brasil existem apenas as bacias sedimentares que ocupam 64% de sua superfície e os escudos cristalinos que ocupam 36% de sua superfície.

15 comentários:

  1. gostei desse resumo foi bem informativo me ajudou

    ResponderExcluir
  2. resumo tem que ser pequeno, não quero uma enciclopédia falando da Terra!

    ResponderExcluir
  3. gente se vocês estão achando grande, resumem vocês mesmos!

    ResponderExcluir
  4. O resumo é da formação dá terra, vc queria q fosse em um passe de magica...

    ResponderExcluir
  5. eu achei muito top!10 para o resumo e 0 para os que acharam ruim!

    ResponderExcluir
  6. que resumo do cãoooo

    ResponderExcluir
  7. isso que é resumo kkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Querem um resumo pequeno aqui vai
    -era tudo poeira passou um tempao e formou a terra. Quer saber faça uma pesquisa.
    OBRIGADO

    ResponderExcluir