Ficha
Expositiva:
1-
Ligação
do filme “O Manto Sagrado” com o movimento literário que estamos estudando: O
trovadorismo e a sua época.
1.1 A
ligação do filme com o movimento literário se dá a partir do momento em que o filme
retrata uma época parecida com aquela do surgimento do trovadorismo, ou seja, á
época medieval, e também os lugares onde
as poesias e cantigas eram repassadas: os castelos; além de retratar o modo de
vidas das pessoas, as suas vestes, as moradias, e a formar de governo, e no
final filme há demonstração da poesia litúrgico-cristã, uma tese que considera
o trovadorismo fruto da poesia cristã.
2-
Passagem
do filme que indique a presença do lirismo ou sátira medieval do amor cortês,
da vassalagem, do teocentrismo.
2.1 Cena
01: Vassalagem ou subordinação: Calígula sucessor do Imperador Tibério, ordena
a Marcellus, filho de um importante senador que viaje para Jerusalém, a fim de
lutar pelo os interesses do país onde ele reside, e Marcellus sendo subordinado
a Calígula e tendo que cumprir as leis do país, viaja imediatamente após o
recebimento do comunicado.
Cena 02: Vassalagem ou
subordinação: Marcellus recebe ordens de Pilatos governador de Jerusalém para
vigiar a morte de um condenado a crucificação.
Cena 03: Vassalagem ou
subordinação: Imperador Tibério ordena ao Tribuno Marcellus que regresse ao seu
país de origem.
Cena 04: Vassalagem ou
subordinação: Imperador Tibério ordena ao tribuno Marcellus que para o seu
próprio bem estar, regresse a Jerusalém em busca do manto sagrado
Cena 05: Amor cortês ou
amor correspondido: Marcellus encontra Diana e se apaixona, e esse amor é
correspondido de imediato, há uma aproximação e ele para elogiá-la usa trechos
de um poema composto por um famoso poeta Português.
Cena 06: Lirismo: Uma mulher
toca lira enquanto canta uma cantiga sobre a história de Jesus Cristo, seus
ensinamentos, e sobre seus sentimentos
por ele.
Cena 07: Sátira
medieval do amor cortês: No início do filme uma mulher se aproxima de Gallios e
lhe pergunta sobre o que havia acontecido na noite anterior, e dar-se a
perceber que Gallios há havia cantando, e ela havia negado o seu canto, pó isso
os seus amigos a anarquizava.
Cena 08: Teocentrismo: Demétrius
deixa Marcellus, para seguir a Jesus, esse que ele chama de Deus.
Cena 09: Teocentrismo:
Em Cannã a maioria das pessoas adoram Jesus Cristo, e tudo o que eles fazem, é
conseqüência dos seus ensinamentos e dos seus mandamentos.
Cena 10: Teocentrismo:
Pessoas largam as suas famílias para viajarem e anunciar a palavra de Deus.
Cena 11: Teocentrismo Marcellus
Gallios juntamente com sua amada Diana preferem morrer a abandonar a Deus, pois
para ele Deus é o principio e o fim.
3-
Os
dados técnicos da obra: Diretor, duração, titulo e a sinopse.
3.1 – Ficha Técnica:
- Título Original: The Robe
- Gênero: Drama
- Tempo de Duração: 133 minutos
- Ano de Lançamento (EUA): 1953
- Estúdio: 20th Century Fox
- Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation
- Direção: Henry Koster
- Roteiro: Albert Maltz e Philip Dunne, baseado em livro de Lloyd C. Douglas
- Produção: Frank Ross
- Música: Alfred Newman
- Fotografia: Leon Shamroy
- Desenho de Produção:
- Direção de Arte: George W. Davis e Lyle R. Wheeler
- Figurino: Emile Santiago
- Edição: Barbara McLean
3.2
Elenco principal:
- Richard Burton - Marcellus Gallio
- Jean Simmon - Diana
- Victor Mature- Demétrio
- Michael Rennie- Peter
- Jay Robinson - Calígula
- Dean Jagger- Justus
- Torin Thatcher- Senador Gallio
- Richard Boone- Poncius Pilatos
- Betta St. John - Miriam
- Jeff Morrow- Paulus
- Ernest Thesiger- Imperador Tibério
- Dawn Addams - Junia
- Leon Askin - Abidor
- Michael Ansara- Judas
- Cameron Mitchell- Jesus Cristo- voz
3.3
Sinopse:
Nos
últimos anos do reinado de Tibério (Ernest Thesiger), quando Roma era a
"dona do mundo", Marcellus Gallio (Richard Burton) é um tribuno que
está sempre envolvido com jogos ou mulheres. Além disto tem uma rixa pessoal
com Calígula (Jay Robinson), o herdeiro do trono. A situação se complica quando
Marcellus oferece, em um leilão de escravos, a absurda quantia de três mil
moedas de ouro por Demétrio (Victor Mature), que também estava sendo disputado
por Calígula. Ao se ver derrotado por Marcellus, Calígula encara isto como uma
afronta pessoal e então manda o tribuno ir servir imediatamente em Jerusalém,
na Palestina, considerado o pior lugar do império. Entretanto, devido a motivos
políticos, após pouco tempo em Jerusalém o tribuno é chamado de volta por
Tibério. Mas, antes de partir, recebe a missão de supervisionar a execução de
uma sentença: a crucificação de Jesus Cristo. Finda a tarefa, ele e outros
soldados disputam em um jogo de dados próximo à cruz a posse do manto vermelho
usado pelo mártir. Marcellus vence mas o manto fica com Demetrius, pois quando
Gallio tentou usar o manto algo o afligiu de forma indescritível. Demétrio, que
já tinha se tornado um cristão, lhe tirou o manto e disse que jamais o serviria
novamente, pois ele tinha crucificado seu mestre. Em seu retorno Gallio fala
frases sem sentido, como se algo muito forte o atormentasse. Já em Capri, onde
estava o imperador e Diana (Jean Simmons), que Gallio ama e é correspondido,
alguns membros da corte e o próprio Tibério, vendo que Gallio se portava de
modo estranho, ouvem por horas o que aconteceu com o tribuno em Jerusalém.
Tibério acha que o tribuno pode ter perdido a razão, mas quando Gallio atribui
que a aflição que sente só aconteceu após se cobrir com o manto de Jesus, então
o adivinho da corte conclui que o manto estava enfeitiçado e precisa ser
destruído. Isto parece lógico tanto para Tibério como para Marcellus, então o
tribuno irá retornar à Palestina para destruir o manto e descobrir os nomes dos
cristãos, mas esta viagem irá afetar profundamente sua vida.
4-
Aspecto
mais importante do filme (o cenário, a fidelidade, os efeitos, etc.)
4.1
Cenários: Castelos medievais, roupas de acordo com a época, ou seja, túnicas,
mantos, com aspectos rústicos, a arma utilizada naquela época: as espadas,
transportes foram representados por cavalos e carruagens, resumindo o cenário
do filme estava dentro do contexto da época que queriam representar.
Fidelidade:
O filme foi fiel aos cenários, as maquiagens, os figurinos, os transportes, e
personagens da época em que eles representavam no filme “O manto sagrado”. Ou
seja, foram fiés nos mínimos detalhes, em tudo que representaram.
Efeitos: Os efeitos foram de acordo às cenas nos
quais eles foram utilizados, de forma simples, pois as cenas não exigiam
muitos. Exemplos de efeitos utilizados: raios, ventania, sangue falso, chuvas,
flechas transpassadas e tempestade.
muito bom! realmente tudo o que eu precisava!
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