quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Ficha Expositva sobre o filme o Manto Sagrado



Ficha Expositiva:
1-      Ligação do filme “O Manto Sagrado” com o movimento literário que estamos estudando: O trovadorismo e a sua época.
1.1  A ligação do filme com o movimento literário se dá a partir do momento em que o filme retrata uma época parecida com aquela do surgimento do trovadorismo, ou seja, á época medieval, e também os lugares onde as poesias e cantigas eram repassadas: os castelos; além de retratar o modo de vidas das pessoas, as suas vestes, as moradias, e a formar de governo, e no final filme há demonstração da poesia litúrgico-cristã, uma tese que considera o trovadorismo fruto da poesia cristã.

2-      Passagem do filme que indique a presença do lirismo ou sátira medieval do amor cortês, da vassalagem, do teocentrismo.

2.1  Cena 01: Vassalagem ou subordinação: Calígula sucessor do Imperador Tibério, ordena a Marcellus, filho de um importante senador que viaje para Jerusalém, a fim de lutar pelo os interesses do país onde ele reside, e Marcellus sendo subordinado a Calígula e tendo que cumprir as leis do país, viaja imediatamente após o recebimento do comunicado.    

Cena 02: Vassalagem ou subordinação: Marcellus recebe ordens de Pilatos governador de Jerusalém para vigiar a morte de um condenado a crucificação.

Cena 03: Vassalagem ou subordinação: Imperador Tibério ordena ao Tribuno Marcellus que regresse ao seu país de origem.

Cena 04: Vassalagem ou subordinação: Imperador Tibério ordena ao tribuno Marcellus que para o seu próprio bem estar, regresse a Jerusalém em busca do manto sagrado

Cena 05: Amor cortês ou amor correspondido: Marcellus encontra Diana e se apaixona, e esse amor é correspondido de imediato, há uma aproximação e ele para elogiá-la usa trechos de um poema composto por um famoso poeta Português.

Cena 06: Lirismo: Uma mulher toca lira enquanto canta uma cantiga sobre a história de Jesus Cristo, seus ensinamentos, e sobre seus sentimentos  por ele.

Cena 07: Sátira medieval do amor cortês: No início do filme uma mulher se aproxima de Gallios e lhe pergunta sobre o que havia acontecido na noite anterior, e dar-se a perceber que Gallios há havia cantando, e ela havia negado o seu canto, pó isso os seus amigos a anarquizava.

Cena 08: Teocentrismo: Demétrius deixa Marcellus, para seguir a Jesus, esse que ele chama de Deus.

Cena 09: Teocentrismo: Em Cannã a maioria das pessoas adoram Jesus Cristo, e tudo o que eles fazem, é conseqüência dos seus ensinamentos e dos seus mandamentos. 

Cena 10: Teocentrismo: Pessoas largam as suas famílias para viajarem e anunciar a palavra de Deus.

Cena 11: Teocentrismo Marcellus Gallios juntamente com sua amada Diana preferem morrer a abandonar a Deus, pois para ele Deus é o principio e o fim.

3-      Os dados técnicos da obra: Diretor, duração, titulo e a sinopse.
      3.1 – Ficha Técnica:
  • Título Original: The Robe
  • Gênero: Drama
  • Tempo de Duração: 133 minutos
  • Ano de Lançamento (EUA): 1953
  • Estúdio: 20th Century Fox
  • Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation
  • Direção: Henry Koster
  • Roteiro: Albert Maltz e Philip Dunne, baseado em livro de Lloyd C. Douglas
  • Produção: Frank Ross
  • Música: Alfred Newman
  • Fotografia: Leon Shamroy
  • Desenho de Produção:
  • Direção de Arte: George W. Davis e Lyle R. Wheeler
  • Figurino: Emile Santiago
  • Edição: Barbara McLean
3.2 Elenco principal:
  • Richard Burton - Marcellus Gallio
  • Jean Simmon - Diana
  • Victor Mature- Demétrio
  • Michael Rennie- Peter
  • Jay Robinson - Calígula
  • Dean Jagger- Justus
  • Torin Thatcher- Senador Gallio
  • Richard Boone- Poncius Pilatos
  • Betta St. John - Miriam
  • Jeff Morrow- Paulus
  • Ernest Thesiger- Imperador Tibério
  • Dawn Addams - Junia
  • Leon Askin - Abidor
  • Michael Ansara- Judas
  • Cameron Mitchell- Jesus Cristo- voz
3.3 Sinopse:
Nos últimos anos do reinado de Tibério (Ernest Thesiger), quando Roma era a "dona do mundo", Marcellus Gallio (Richard Burton) é um tribuno que está sempre envolvido com jogos ou mulheres. Além disto tem uma rixa pessoal com Calígula (Jay Robinson), o herdeiro do trono. A situação se complica quando Marcellus oferece, em um leilão de escravos, a absurda quantia de três mil moedas de ouro por Demétrio (Victor Mature), que também estava sendo disputado por Calígula. Ao se ver derrotado por Marcellus, Calígula encara isto como uma afronta pessoal e então manda o tribuno ir servir imediatamente em Jerusalém, na Palestina, considerado o pior lugar do império. Entretanto, devido a motivos políticos, após pouco tempo em Jerusalém o tribuno é chamado de volta por Tibério. Mas, antes de partir, recebe a missão de supervisionar a execução de uma sentença: a crucificação de Jesus Cristo. Finda a tarefa, ele e outros soldados disputam em um jogo de dados próximo à cruz a posse do manto vermelho usado pelo mártir. Marcellus vence mas o manto fica com Demetrius, pois quando Gallio tentou usar o manto algo o afligiu de forma indescritível. Demétrio, que já tinha se tornado um cristão, lhe tirou o manto e disse que jamais o serviria novamente, pois ele tinha crucificado seu mestre. Em seu retorno Gallio fala frases sem sentido, como se algo muito forte o atormentasse. Já em Capri, onde estava o imperador e Diana (Jean Simmons), que Gallio ama e é correspondido, alguns membros da corte e o próprio Tibério, vendo que Gallio se portava de modo estranho, ouvem por horas o que aconteceu com o tribuno em Jerusalém. Tibério acha que o tribuno pode ter perdido a razão, mas quando Gallio atribui que a aflição que sente só aconteceu após se cobrir com o manto de Jesus, então o adivinho da corte conclui que o manto estava enfeitiçado e precisa ser destruído. Isto parece lógico tanto para Tibério como para Marcellus, então o tribuno irá retornar à Palestina para destruir o manto e descobrir os nomes dos cristãos, mas esta viagem irá afetar profundamente sua vida.

4-      Aspecto mais importante do filme (o cenário, a fidelidade, os efeitos, etc.)
4.1 Cenários: Castelos medievais, roupas de acordo com a época, ou seja, túnicas, mantos, com aspectos rústicos, a arma utilizada naquela época: as espadas, transportes foram representados por cavalos e carruagens, resumindo o cenário do filme estava dentro do contexto da época que queriam representar.
Fidelidade: O filme foi fiel aos cenários, as maquiagens, os figurinos, os transportes, e personagens da época em que eles representavam no filme “O manto sagrado”. Ou seja, foram fiés nos mínimos detalhes, em tudo que representaram.
Efeitos: Os efeitos foram de acordo às cenas nos quais eles foram utilizados, de forma simples, pois as cenas não exigiam muitos. Exemplos de efeitos utilizados: raios, ventania, sangue falso, chuvas, flechas transpassadas e tempestade.

Um comentário: