domingo, 7 de agosto de 2011

Abismo e a Era Digital

Os dois lados da “Era digital”
A Era digital surgiu no inicio do terceiro milênio e está tomando conta do nosso planeta; pois presenciamos cada vez mais os avanços tecnológicos em casa, no trabalho nas festas, e nas aprimorações e surgimentos de algumas máquinas como os celulares, os smartphones, iphods, câmeras biométricas, câmeras digitais, tablets, iphads, e notebooks. Vivemos realmente em um momento de muitas transformações, não há como negar que estamos em outra Era.
Os equipamentos dessa era trouxeram muitas facilidades para o nosso cotidiano entre elas estão os aparelhos eletrônicos que nos ajudam desde escrever um simples textos até a ajudar na segurança das nossas casas. Um exemplo disso é a biometria que são máquinas capazes de reconhecerem as nossas digitas, a nossa voz e até mesmo e a íris dos nossos olhos, ou seja, pessoas não autorizadas não podem entrar nas nossas casas.
O celular e o notebook são outros equipamentos que utilizamos para nos comunicar com pessoas que estão à distância. Assim facilitando a nossa comunicação e a resolução de problemas, pois se um empresário precisar resolver um problema, mas antes tem que falar com seu sócio com essa tecnologia fica mais fácil de eles se comunicarem.
A internet é um dos meios mais utilizados pelos seres humanos. Internet essa que é usada por empresários, professores, artistas, e estudantes, ou seja, de diversas maneiras ela está presente nas nossas vidas, pois utilizamos-a para fazer pesquisas escolares, para nos informamos do que acontece no mundo, enriquecer os nossos conhecimentos e nos comunicamos com as pessoas que gostamos, porém que estão longe.
Contudo a Era digital também têm o lado negativo, porque esses mesmo equipamentos que nos ajudam no nosso dia-a-dia são os mesmos que podem nos prejudicar. Você leitor deve está se perguntando como é que essas máquinas podem nos prejudicar. Portanto a seguir serão citados exemplos de como “uma” simples máquina pode seriamente nos prejudicar.
Começo a falar sobre os trabalhadores que são despedidos de seus empregos, por causa das máquinas, pois se os patrões podem diminuir custos usando apenas máquinas que fazem os mesmos trabalhos. Por que vão gastar dinheiro pagando salários?
Outro exemplo são os roubos que acontecem via internet, quando hackers enviam mensagens, anúncios e ofertas por e-mail que contém uma espécie de “vírus” que captam e roubam informações importantes como CPF, senhas de bancos e cartões de créditos, e até informações secretas de governos podem ser hackeadas, sem contar que essas informações às vezes caem nas mãos de pessoas sem escrúpulos e que prejudicam as vitima moralmente, socialmente, financeiramente e emocionalmente.
Há também o problema das fotos que circulam por meio das redes sociais, fotos essas que às vezes são usadas sem permissões do proprietário e vão parar em sites de prostituição, assim o proprietário fica defamado às vezes sem saber que a sua foto está envolvida com algo que ela até mesmo não goste.
Concluo dizendo que a Era digital nos trouxe facilidades, porém não podemos nos esquecer que temos que ter cuidados quando formos usarmos qualquer equipamento dessa era, pois como tudo na vida há seu lado positivo e o negativo.
A Era digital está sendo mais do que uma mudança mecânica. Ela é uma mudança na condição humana.

ANEXO:
O Abismo Digital
Como já foi citado no texto acima nesse milênio novas tecnologias foram surgindo, entretanto, o acesso a essas tecnologias ainda são bastante desiguais, ainda mais comparamos os países com alto desenvolvimento com aqueles onde predominam a miséria. Um modelo de comparação é a Suíça que tem 708,7 enquanto a Nigéria tem somente 0,60 computadores para cada mil habitantes.
Deste modo fica visível quando falamos em abismo digital, pois é fácil constatar que uma grande distância tecnológica separa os países mais ricos e desenvolvidos dos mais pobres.
Isso quer dizer que a revolução tecnológicas que vivemos nos dias de hoje não está ao alcance de todas as pessoas do nosso planeta sobre tudo aqueles dos continentes Americanos, Africanos e Asiáticos. E o que nos deixa mais espantados é que os países desenvolvidos têm apenas 18% da população mundial, contudo concentram 76% dos usuários da internet.
Se o privilégio exclusivo das tecnologias continuarem aumentando nas sociedades ricas enquanto as mais pobres ficarem sem receberem as tecnologias não haverá qualquer possibilidades de diminuir as desigualdades sociais do planeta.
Na minha opinião esse abismo só deixará de existir á medida que o uso de telefones celulares e Internet tornarem-se mais disponíveis, a população de baixa renda. Um das possibilidades de isso acontecer era se o governo disponibiliza-se as classes baixas, os itens citados acima, e junto com eles cursos de capacitação para os mesmos. Esse projeto já está sendo discutido em alguns países enquanto em outros já foram aprovados inclusive no Brasil.
Mas enquanto isso não acontece dois problemas se destacam para aumentar o abismo digital:
a) O enfoque da infra-estrutura: Ou seja, a possibilidade de dispor de computadores conectados à rede mundial.
b) O enfoque da capacitação: Pois o que adianta as pessoas disporem das tecnologias se elas não forem capacitadas para usá-las.
“Torna-se cada vez maior o abismo que separa o conhecimento da ignorância e os ricos dos pobres, tanto dentro de cada país como entre países”.

Um comentário:

  1. Bom post, meu trabalho de geografia ficou muito bom graças a ajuda desse blog, obrigado!

    ResponderExcluir